sexta-feira, 25 de maio de 2012

Dia Internacional da Criança Desaparecida e Nacional da Adoção

Dia 25 de maio - Dia Internacional da Criança Desaparecida

Todos os anos, aproximadamente 40 mil crianças e adolescentes desaparecem no Brasil. Isto equivale à população de uma cidade de médio porte. Infelizmente, estimativas da Subsecretaria de Direitos Humanos da Presidência da República (SDH) demonstram que entre 10% e 15% desses meninos e meninas permanecem longos períodos desaparecidos e, às vezes, jamais são encontrados.

O objetivo desse dia é chamar atenção de toda a sociedade, incluindo profissionais de assistência social, saúde e educação, sobre a gravidade do problema no país e a necessidade de criação de medidas de prevenção e de atuação nos casos de desaparecimento de crianças e adolescentes.

Hoje um grupo de mães atendidas pela Fundação para a Infância e Adolescência (FIA) soltou, na Praça da Cruz Vermelha, no centro do Rio, mais de 1.000 balões com imagens de crianças e jovens desaparecidos.


Informações sobre desaparecidos

Informações sobre menores desaparecidos devem ser fornecidas ao programa da FIA através do Disque 100 ou pelo telefone 2286-8337.
Familiares dessas crianças e adolescentes devem procurar a delegacia mais próxima de seu bairro. Não é preciso esperar 48 horas após o desaparecimento.





Dia 25 de maio - Dia Nacional da Adoção


A Lei Nacional da Adoção, aprovada em 2009, regula a situação das crianças que estão em uma das 2.046 instituições de acolhimento do país. De acordo com a legislação, a criança só deve ser encaminhada pelo Estado à adoção, quando todas as possibilidades de reintegração com a família natural forem esgotadas.

O Brasil tem 5.240 crianças e adolescentes ainda à espera de uma nova família, segundo o Cadastro Nacional da Adoção (CNA), criado pelo Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Atualmente, 228 processos de adoção se encontram em andamento

Pessoas interessadas em adotar, devem se dirigir ao Fórum da cidade onde moram.



"Adotar é acreditar que a história é mais forte que a hereditariedade,
que o amor é mais forte que o destino."  Lidia Weber


"

Nenhum comentário:

Postar um comentário

COMENTE AQUI!