segunda-feira, 16 de abril de 2012

RIO, UMA CIDADE DE LEITORES


Criado pela Secretaria Municipal de Educação, o projeto "Rio, uma Cidade de Leitores" tem por objetivo incentivar e fortalecer o hábito da leitura por prazer de alunos e professores da rede municipal de ensino, estimulando o hábito da leitura na cidade.

Mais do que estimular a leitura, o programa revela a literatura em toda parte: no teatro, no cinema, na música ou nas histórias em quadrinhos e contribuir para formação de leitores autônomos e competentes.

A Sala de Leitura da nossa escola está desenvolvendo o projeto, estimulando os empréstimos de livros, fazendo rodas de leituras e estimulando as produções de diferentes tipos de texto.

Cada turma recebeu um Cardápio de Livros. Uma caixa com 35 livros em média. Esses livros estão sendo trabalhados em sala e também emprestados para leitura em casa. Objetivamos despertar e incentivar o interesse pela leitura dos alunos, facilitar  aos diferentes portadores de textos; aproximar o aluno do universo escrito e dos portadores de escrita para que possam manuseá-los; reparar na beleza das imagens, relacionar texto e ilustração, manifestar sentimentos, experiências, ideias e opiniões, definindo preferências e construindo critérios próprios para selecionar o que irá ler; enriquecer o vocabulário dos alunos e  desenvolver as habilidades linguísticas: falar, escutar, ler e escrever.

Os alunos receberam o "Passaporte do Leitor". Uma caderneta onde é anotado o dia do empréstimo do livro, a devolução do mesmo, o nome do livro e seu autor.
"Ler é viajar no mundo da imaginação."

Passaporte do Leitor
Assim, o aluno não esquecerá de devolver e ainda verá ao final, a quantidade e a relação de todos os livros lidos.

Mural da Sala de Leitura

2 comentários:

COMENTE AQUI!